A Secretaria do Meio Ambiente de Santa Maria deve lançar, na semana que vem, a licitação para escolher a empresa que fará a coleta de lixo a partir do ano que vem na cidade, já que o atual contrato acaba em 31 de janeiro de 2016. O edital está sendo finalizado e prevê poucas mudanças no serviço.
A principal alteração é que a cobrança será feita por tonelada, e não mais por contêiner recolhido, atendendo a um apontamento do TCE. Outra é que passará dos atuais 500 para 600 contêineres, com ampliação para três regiões: no bairro Menino Jesus (perto da Euclides e da Silva), entre a Borges e a Avenida Liberdade, e no início da Rua Floriano Peixoto, perto do Quartel da Subsistência.
Segundo o secretário de Ambiente, Antonio Carlos Lemos, havia intenção de prever, na licitação, contêineres só para lixo seco na cidade, mas diante da queda na arrecadação, a prefeitura desistiu da ideia.
No final de 2014, a prefeitura chegou a cogitar aumentar a taxa de lixo para poder implantar a ideia, mas agora avalia que não é hora de elevar taxas. Por ano, a prefeitura arrecada R$ 6 milhões com a taxa, mas gasta R$ 14 milhões com o recolhimento.