A categoria do Programa Minha Casa Minha Vida que está com maior índice de inadimplência terá seus imóveis retomados pela Caixa. A informação foi dada na edição deste domingo do jornal O Estado de S. Paulo.
Os beneficiários que correm esse risco representam 25% do total de participantes da faixa 1 do programa social do governo federal e estão inadimplentes há mais de três meses. Da categoria, fazem parte famílias com renda mensal de R$ 1,6 mil.
O índice é dez vezes maior do que os atrasos dos financiamentos imobiliários tradicionais e também bem acima dos demais beneficiários. Esse tipo de contrato tem subsídio (a parte paga pelo governo) de até 95%, e as prestações não podem ultrapassar 5% da renda da família.
Quem está com os pagamentos atrasados, após os primeiros dias de vencimento das faturas, passou a receber ligações e SMS de cobrança da Caixa.
A mudança de postura acontece devido ao agravamento da crise econômica do país e ao fato de a quase totalidade desses imóveis estar sendo bancada com dinheiro público.
Curta nossa página no Facebook