Os moradores de Ijuí, no noroeste do Estado, estão sem transporte público e sem policiamento desde as 4h desta sexta-feira. De acordo com a Brigada Militar, servidores estaduais, que estão em greve, bloqueiam a avenida onde fica a empresa da Medianeira, única que atende o município, impedindo que os ônibus circulem, e também o quartel da BM.
Sem policiamento nas ruas, os bancos não devem abrir as portas, de acordo com informações repassadas ao soldado Alan Roberto Bolson, presidente da associação que representa os praças da BM de Ijuí.
Ainda conforme Bolson, participam do protesto policiais militares de folga, agentes penitenciários da Susepe e professores estaduais.
- Queremos chamar a atenção da população não porque nosso salário foi parcelado, mas porque não aceitamos aumento de impostos - afirma o representante sindical.
A expectativa é que o Palácio Piratini apresente nesta sexta-feira, em regime de urgência, o projeto que amplia o uso dos depósitos judiciais. A proposta de aumento do ICMS já tramita em regime de urgência e deve começar a ser discutido pela Assembleia no dia 22, quando começa a trancar a pauta.