O governo do Estado iniciou uma campanha na internet com o objetivo de esclarecer a população e assim tornar mais simpática a proposta de aumento de impostos, enviada à Assembleia Legislativa pelo governador José Ivo Sartori. Com imagens postadas no Facebook, o Piratini elenca uma série de aspectos positivos referentes ao texto da elevação de alíquotas do ICMS. As informações são do blog Cenário Político, da Rádio Gaúcha.
Em um deles, o Piratini esclarece que o aumento do ICMS não vai elevar o imposto sobre os produtos que compõem a cesta básica.
Em outro post, o governo explica que, caso o projeto seja aprovado, a alíquota de ICMS do Rio Grande do Sul vai se equiparar a de Estados como São Paulo, Minas Gerais e Paraná - eles já cobram 18% na alíquota, como lembrou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin em entrevista à Rádio Gaúcha.
O governo também divulgou imagens no Facebook para mostrar que o aumento de impostos referente à energia elétrica não atingirá consumidores de pequeno porte, de baixo consumo, e nem da área rural.
E ainda, num último post, o governo utiliza o argumento de que os municípios vão sair ganhando caso o aumento do ICMS seja aprovado. O raciocínio é o seguinte: como o ICMS é direcionado para as prefeituras, o aumento na alíquota do imposto renderia mais dinheiro aos municípios. "Isso significa mais obras em educação, saúde, segurança, infraestrutura e moradia, por exemplo, nas cidades", diz o texto.
<A class=addthis_button_facebook_like fb:like:layout="button_count">* Rádio Gaúcha