Na manhã desta terça-feira, autoridades de Santa Maria, representantes do Exército, da Base Aérea, dos escoteiros e de CTGs se reuniram na Praça Saldanha Marinho, para a cerimônia de abertura da Semana da Pátria em Santa Maria.
A cerimônia começou por das 10h com a apresentação das autoridades presentes. Em seguida, a Banda da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) executou o Hino Nacional Brasileiro. O Fogo Simbólico foi levado até a pira, no Espaço Cívico Doutor Ulysses Guimarães, que fica na praça, e passado ao prefeito Cézar Schirmer. O chefe do executivo e o General Comandante da 3ª DE, José Carlos Cardoso acenderam a chama.
O coronel Almeida Rosa, assessor de imprensa da 3ª DE, explicou que, por conta dos protestos dos servidores estaduais, não houve liberação para que a chama saísse do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da BM.
- Nós já estávamos prevendo que isso pudesse acontecer. Por conta disso, uma centelha do fogo foi deixada no Comando da 6ª Brigada - comentou o coronel.
Durante a cerimônia, que durou cerca de meia-hora, os subprefeitos dos distritos de Santa Maria receberam uma centelha simbólica do fogo para levar ao seu distrito. Na sequência, o Hino da Independência foi executado pela banda da 3ª DE.
Ao final, foram declaradas abertas as comemorações da Semana da Pátria e o prefeito de Santa Maria fez um breve pronunciamento em alusão ao mês da crise no Estado.
- As comemorações servem como um instrumento para não perder a esperança no Rio Grande do Sul e no Brasil - disse Schirmer.