Para a maioria das cidades do Estado, o Dia do Gaúcho neste ano será um pouco diferente. Devido ao risco da doença do mormo em cavalos e até mesmo por contenção de gastos das prefeituras por conta da crise, 118 cidades gaúchas optaram por suspender os desfiles farroupilhas. O levantamento foi feito pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), e levou em conta as respostas de 196 prefeituras.
Vai ter baile e muita comida gaudéria nas entidades tradicionalistas de Santa Maria
Na Região Central, 22 cidades, incluindo Santa Maria, não terão o desfile. Outras 10 farão o evento com cavalos e cinco sem a presença dos animais (veja abaixo as 15 cidades que mantiveram o desfile).
VÍDEO: músicos gravam canção inédita para homenagear os gaúchos de Santa Maria
Em São Gabriel, uma das poucas cidades da região que fará o desfile normalmente, com a presença dos cavalos, cerca de 300 crianças foram às ruas do Centro montadas em cavalinhos de pau, na sexta-feira. A atividade faz parte da Semana Farroupilha da Escola Ginásio São Gabriel e chamou a atenção pelo inusitado.
20 de setembro
Entidades tradicionalistas promovem eventos para celebrar o Dia do Gaúcho
Ao todo, 118 cidades do Estado suspenderam os desfiles farroupilhas. Para não perder o brilho, a saída é comemorar a data com outras atividades