A decisão se Santa Maria terá ou não o Desfile Farroupilha deve sair de um encontro na noite desta quinta-feira. Dirigentes da 13ª Região Tradicionalista (13ª RT) e representantes de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), piquetes e associações tradicionalistas da cidade estarão reunidos a partir das 19h30min na sede da 13ª RT, no Parque Itaimbé.
A discussão gira em torno de manter ou não o desfile temático - com carros alegóricos e a pé -, sem a presença dos cavalos. Os animais foram vetados de participarem do evento por causa da ameaça do mormo, doença infectocontagiosa que pode ser transmitida também para humanos. Um dia antes da decisão,Santa Maria recebeu a Chama Crioula, símbolo dos festejos farroupilhas.
Além da doença, outra questão assombra os dirigentes de entidades do município: o temor de terem os caminhões multados por transportar tradicionalistas nas carrocerias. O fato ocorreu em 2013 e, por isso, no ano passado, não houve caminhões no desfile.
Para este ano, a presença dos veículos foi acertada entre a 13ª RT e a prefeitura, que delimitou as áreas de embarque, dispersão e o perímetro em que as pessoas poderão ser transportadas em cima das carrocerias. A movimentação será acompanhada por agentes de trânsito e da Guarda Municipal.