Um desfile diferente fez parte das comemorações da Semana Farroupilha da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ginásio São Gabriel, de São Gabriel. Cerca de 300 estudantes, com idades entre 4 e 10 anos, da pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental, desfilaram montados em cavalos de pau.
Entidades tradicionalistas promovem eventos para celebrar o Dia do Gaúcho
No município, a parada do dia 20 de Setembro está mantida e terá a presença dos animais de grande porte. Mas, na sexta-feira, o público pode conferir uma prévia da atividade, que contou com a criatividade dos estudantes na hora da confecção dos cavalos: havia animais com a cabeça de plástico, de pano e de garrafas pet. De acordo com a vice-diretora Silvia Nunes, a ideia foi da equipe diretiva da instituição e permitiu um resgate da cultura gaúcha.
Peões e prendas da cidade mostram que, mesmo com peças modernas, é possível manter viva a tradição gaúcha
- Nós sempre procuramos incentivar o tradicionalismo. Durante toda a semana, eles participaram de atividades, e hoje encerramos com o desfile. É uma forma de preservar a cultura gaúcha e fazer com que os nossos alunos mantenham os costumes, mesmo que de uma forma diferente.
Vai ter baile e muita comida gaudéria nas entidades tradicionalistas de Santa Maria
Faceiros, os alunos desfilaram com os cavalinhos de pau, em uma prévia do que deve ser o desfile na cidade neste domingo (Foto: Ronald Mendes / Agência RBS)
O aluno do 1º ano, Norton de Andrade dos Santos, 6 anos, foi um dos estudantes da Comissão de Frente do desfile, que teve o acompanhamento da banda da escola. O estudante, que carregou a bandeira do Brasil, estava animado com a atividade:
- Esse cavalo aqui ele tem rodinhas e é diferente de um normal, mas é muito legal. Eu gosto de dançar e de participar do desfile porque é bonito.
VÍDEO: músicos gravam canção inédita para homenagear os gaúchos de Santa Maria
A pequena Maria Alice, 1 ano e 9 meses, ainda nem entende o que está acontecendo, mas percorreu o trajeto montada no seu pequeno cavalinho, toda a caráter. A mãe, a técnica em enfermagem Débora Silveira Pinto, 31 anos, afirma que faz questão de incentivar o tradicionalismo.
- A Maria Alice já é até Bebê Farroupilha do CTG que nós frequentamos. Desde bem pequena, ela já dança e participa de todos os eventos. Eu me criei dentro do CTG e quero que ela siga os costumes, porque é muito bonito e o ambiente é bastante sadio - afirma Débora.
Cerca de 19 turmas participaram da atividade. Os estudantes percorreram todo o quarteirão da escola e tiveram o acompanhamento dos pais, que também auxiliaram na produção do meio de transporte diferente.
20 de setembro
Em São Gabriel, cerca de 300 crianças desfilaram montados em cavalos de pau
Na sexta-feira, criançada mostrou muita criatividade e chamou atenção do público
Mariana Fontana
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project