Uma forte chuva de granizo registrada na noite da última segunda-feira em Rio Grande, no sul do Estado, deixou mais de 3 mil residências danificadas, de acordo com levantamento da Defesa Civil gaúcha. Na manhã desta terça-feira, cinco mil metros de lonas foram distribuídos em bairros da cidade. Segundo o órgão, a precipitação de gelo durou três minutos e assustou os moradores pela intensidade e tamanho das pedras. O alerta segue para toda a região Sul durante o dia.
Na madrugada, 180 pessoas - entre servidores e voluntários - percorreram 30 bairros de Rio Grande. Getúlio Vargas, São Miguel e São João são os mais atingidos, segundo a Defesa Civil. Por causa da grande demanda de lonas, a prefeitura da cidade comprou todo o estoque de comerciantes e busca mais material nos municípios de Pelotas e São Lourenço do Sul. O Corpo de Bombeiros recebeu mais de 500 ligações na noite de segunda-feira.
Ao longo do dia, a chuva deve diminuir nas demais regiões do Rio Grande do Sul, conforme a previsão do Climatempo. Foram 27 milímetros em Alegrete e 34 milímetros em Santa Maria e São Gabriel, na região central.
- A instabilidade agora fica mais concentrada no sul gaúcho, onde há risco de chuvas bem fortes com granizo - afirma a meteorologista Fabiana Weykamp, do Climatempo.
Chuva de granizo em Porto Alegre
Na Capital também houve queda de granizo em alguns pontos da Zona Sul e da Zona Leste. A Defesa Civil informou que não houve nenhum caso grave registrado.
O último levantamento do órgão aponta que 5.681 famílias são afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, o equivalente a mais de 24 mil pessoas. Entre elas, 153 famílias tiveram que deixar as casas.
* Com informações da Rádio Gaúcha.