O risco da doença do mormo, que atinge animais e humanos, causou mais cancelamentos de desfiles de 20 de setembro na Região Central do estado. As informação são da Rádio Gaúcha
Cinco desfiles farroupilhas já foram cancelados na Região Central
Na manhã desta sexta-feira, foi confirmada a suspensão dos eventos em mais três cidades: Vila Nova do Sul, Santa Margarida do Sul e Paraíso do Sul. Outras cinco já haviam confirmado o cancelamento: Tupanciretã, Cacequi, Lavras do Sul, Júlio de Castilhos e Caçapava do Sul.
Leia outras notícias sobre o Desfile de 20 de Setembro
Em Vila Nova do Sul, grande parte dos cavalarianos não têm a possibilidade de fazer exames nos cavalos, o que dificulta a realização dos desfiles. No entanto, os donos de animais que tiverem atestados de saúde levarão a chama crioula.
Entidades enfrentam, pelo terceiro ano consecutivo, dificuldades para realizar evento tradicionalista em Santa Maria
Em Santa Margarida do Sul, apesar do cancelamento dos desfiles, a cavalgada, da qual participam apenas integrantes dos CTGs, está mantida. Isso porque essas pessoas precisarão apresentar exames.
Em Paraíso do Sul, além do risco da doença do mormo, há a dificuldade financeira enfrentada pelo município, que impossibilita a realização da atividade. Nenhum dos eventos realizados em comemoração à Semana Farroupilha terá a participação de animais.
Em Jaguari, o desfile realizado, mas apenas a pé, sem a presença de cavalos. Por enquanto, nas cidades onde não há cancelamento do desfile, ficou definido que os donos de animais deverão apresentar exames de Influenza, anemia e mormo.
A doença do mormo é causada por uma bactéria e é transmitida através do contato com secreções dos animais. Apatia, secreção nasal e febre são os principais sintomas. Não há vacina nem cura para a doença.