O semestre letivo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou nesta segunda-feira. Além do primeiro dia de aula, os veteranos organizam atividades de recepção aos calouros. E as boas-vindas não são feitas apenas de comemoração, mas, também, de gestos de solidariedade.
Na tarde de segunda-feira, os veteranos e bixos do curso de Agronomia lotaram os corredores do Hemocentro: 53 acadêmicos do curso doaram sangue. A atividade, que foi organizada previamente, fez com que a média de doações de sangue de um dia normal no Hemocentro dobrasse.
A ideia partiu de um dos veteranos, quando ele ainda era calouro. Pablo Alonço, 21 anos, já é doador de sangue, mas resolveu espalhar a ideia entre os colegas, que concordaram com a iniciativa.
_ Nessa época, sempre há reclamações das festas na Praça Saturnino de Brito, mas a gente quer desconstruir essa imagem ruim, além de ajudar outras pessoas _ explica Pablo.
A caloura Isadora Hubner Brondani, 18 anos, doou sangue pela primeira vez, mas deve virar uma doadora permanente.
_ Não dói nada. Se todos tivessem este tipo de iniciativa, talvez nunca faltasse sangue _ defende a acadêmica.
A diretora do Hemocentro, Carla Coelho, comemora a adesão dos universitários e explica que outros cursos, como Farmácia, Psicologia e Medicina, também estão organizados para doar sangue no local durante os próximos dias:
_ Começo de semestre é sempre ótimo para o Hemocentro!
Além da doação de sangue, o Diretório Acadêmico da Agronomia organizou outra campanha solidária. Ao longo desta semana, os alunos de todos os semestres estão arrecadando roupas, alimentos e brinquedos que depois serão doados ao Lar Vila das Flores.