Depois de duas semanas de muita polêmica, a empresa Transcal voltou atrás e decidiu reorganizar o transporte coletivo nas Moradas do Vale I, II e III. No dia 28 de julho, o Diário Gaúcho mostrou que as mudanças nas linhas de ônibus dos bairros não estavam agradando aos usuários. A medida unificara as linhas que antes atendiam separadamente aos bairros, tornando circulares as seis linhas existentes.
Leia mais notícias sobre Gravataí
A maior reclamação era dos usuários da Morada do Vale I, que passaram a pegar ônibus lotados e a ficar mais tempo dentro dos coletivos. A revolta era tamanha, que uma reunião da empresa com a comunidade, para explicar o projeto, acabou em tumulto.
- Vamos voltar aos mesmos itinerários de antes, apenas acrescentando algumas vias novas, que começaram a ser atendidas após as modificações - explica o gerente operacional da Transcal, Cliferson Pelisson.
A multitarifa adotada com as modificações, que propicia que passageiros que vão somente até a ponte de Cachoeirinha (Parada 46) paguem R$ 2,80, ao invés dos R$ 3,80 pago pelos demais usuários, permanece. Os horários dos ônibus ainda estão em fase de estudo e elaboração pela Metroplan.
As modificações passam a valer a partir da próxima segunda-feira.