Diante da grande diferença de preços entre supermercados, o lanche rápido pode esperar. A pesquisa dos valores de dois tipos de queijo e de presunto fatiados, feita nesta quinta-feira pelo "Diário" em nove estabelecimentos, mostrou que vale a pena, sim, comparar os preços e buscar pelas ofertas.
A maior diferença encontrada foi no presunto magro. O mais barato custava R$ 13,89 e o mais caro, R$ 24,30 _ uma diferença de R$ 10,41, que representa variação de 75%.
Para o consumidor, resta pesquisar preços, ir atrás de promoções ou, então, adaptar-se. No hipermercado Big, por exemplo, o queijo muçarela fatiado custava R$ 28,64 nesta quinta-feira. Já o produto em pedaços, para fatiar ou ralar em casa, saía por R$ 15,80 o quilo. Essa foi a escolha da técnica em enfermagem Cleonice Ramos Rei, que não conseguiu convencer os filhos a ficarem sem sanduíches e torradas.
_ A gente até consegue mudar alguns hábitos, mas tem outros que não mudam assim.
Mesmo nos locais em que o preço é mais alto, o consumidor não deixa de levar esses produtos. Não é por acaso que as padarias e fiambrerias ficam sempre no fundo dos supermercados. Até ir buscar os ingredientes para o café da manhã ou o jantar, o consumidor pode acabar se interessando por algo mais.
_ Não adianta. O que mais chama as pessoas para um supermercado é o açougue e a padaria, e nesta, estão incluídos os fiambres _ destaca o proprietário do mercado Bella Vista, Vicente Stangherlin.
Por chamarem a atenção dos consumidores e marcarem presença nas mesas diariamente, queijo e presunto, felizmente, são alvo de promoções nos mercados. No Bella Vista, por exemplo, elas costumam ocorrer aos fins de semana.