O Santa Maria Tecnoparque recebeu, nesta quinta-feira, o Workshop de Simuladores e Defesa Cibernética. O evento reuniu empresários, militares, representantes do poder público e de instituições vinculadas ao setor, pesquisadores e imprensa especializada para discutir oportunidades de desenvolvimento no Setor de Defesa e consolidar o Polo de Defesa de Santa Maria.
Cerca de 100 pessoas participaram do evento, que integra a programação do Ciclo de Mobilização da Indústria de Defesa no Estado do Rio Grande do Sul. Seminários sobre fornecimento para as Forças Armadas e sobre o setor aeroespacial também devem ser realizados pelo ciclo. Segundo Vilson Serro, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) a iniciativa visa também à divulgação do 2º Seminário Internacional de Defesa (Seminde), marcado para os dias 23, 24 e 25 de setembro de 2015, em Santa Maria.
A palestra de abertura do Workshop de Simuladores e Defesa Cibernética foi apresentada pelo Chefe do Centro de Defesa Cibernética, General de Divisão Paulo Sérgio Melo de Carvalho.
_ Já estamos vislumbrando oportunidades futuras não só para as forças armadas, exército ou defesa, mas para o próprio país. Toda a aproximação é válida para estreitar os laços e fortalecer o setor - explicou Carvalho.
A programação incluiu ainda painéis sobre defesa cibernética e sobre simulação e a palestra de encerramento, sobre simulação aplicada ao adestramento da força. Em 17 de agosto, na CIC, em Caxias do Sul, ocorre o Seminário de Fornecimento para a Indústria de Defesa. Em 1º de setembro, no TecnoPUC, em Porto Alegre, será o Workshop Aeroespacial.
O Ciclo de Mobilização da Indústria de Defesa no Estado do Rio Grande do Sul é coordenado por Adesm, Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimento (AGDI), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul por meio de seu Comitê da Indústria da Defesa e Segurança (Comdefesa/Fiergs) e a Associação Parque Tecnológico de Santa Maria.