Quem ainda aguarda a abertura de vagas para cursos técnicos e de qualificação profissional não deve ter boas notícias tão cedo. O governo suspendeu novas turmas desde janeiro e, embora se tenha a expectativa de que no segundo semestre sejam divulgadas as oportunidades, ainda não há nada garantido.
As únicas vagas abertas do programa para cursos técnicos neste ano foram para seleção por meio do Sisutec, e as inscrições para a primeira chamada foram encerradas na sexta-feira. Se as vagas não forem todas preenchidas, é possível que nos próximos dias seja aberta a segunda chamada.
No ano passado, cerca de mil pessoas puderam se matricular, de janeiro a novembro, em cursos para diferentes profissões e com duração variada em Santa Maria. Costura, construção civil, radiologia, manutenção e operação de máquinas, informática e beleza são apenas algumas das áreas em que mais de mil pessoas, na maioria jovens, puderam se capacitar para o mercado de trabalho.
Desde janeiro, uma média de 40 pessoas tem procurado diariamente informações sobre o Pronatec em Santa Maria. Na agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social - Sistema Nacional do Emprego (FGTAS/Sine), também era possível inscrever-se no Pronatec.
- A informação que temos é que a partir deste mês haveria divulgação de vagas - diz o coordenador da agência, Carlos Vianna.
Questionado sobre a previsão de novas vagas, o Ministério da Educação (MEC) divulgou nota explicando que estão analisando a oferta para o segundo semestre, mas não há uma previsão de quantas, nem quando.