Os 125 milímetros de chuva que caíram em seis horas em São Leopoldo alagaram todos os cômodos da casa de Tânia Mercaus, 54 anos, no Bairro Vicentina. A água começou a invadir a residência às 7h e por volta das 14h ainda batia no joelho.
AO VIVO: chuva causa transtornos em municípios gaúchos
- A água sempre invade quando chove muito, mas dessa vez foi demais, perdi geladeira, máquina de lavar e louças. Estamos sempre perdendo as coisas de dentro de casa, não conseguimos ter nada - lamenta a auxiliar de serviços gerais.
O filho Jefferson, 29 anos, que trabalha em uma lavagem de carros, não conseguiu sair de casa assim como muitos moradores da Rua Capitão Francisco Nascimento. Assim que água começou a subir, ajudou a mãe a tentar salvar eletrodomésticos, roupas e alimentos.
- Não tem nem como varrer essa água pra fora. Se a gente abrir a porta (da casa) vai entrar ainda mais água - diz, ele.
- O que mais me assusta é que a previsão é de mais chuva - prevê Tânia.
Na terça-feira, uma frente fria da Argentina deverá ampliar os temporais no Rio Grande do Sul. A chuva se espalhará pelo Estado de forma generalizada.
Leia outras notícias do dia
Além do Bairro Vicentina, foram registrados alagamentos nos Bairros Campina, Paim, Scharlau, Feitoria, Rio do Sinos, Vila Brás, Pinheiro, São José, Santos Dumont e Vila Glória.
A precipitação foi tão forte que o Rio dos Sinos está 2 metros acima do nível normal, chegando a marca de 4 metros. A Prefeitura ressalta que ao alcançar 5 metros, o rio entra em situação de emergência.
Curta nossa página no Facebook
Transtornos em São Leopoldo
Moradora tem casa tomada pela água e teme mais chuva
Jeniffer Gularte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project