Faça um passeio virtual pela Ponte Anita Garibaldi:
Mais de uma hora e meia antes da chegada de Dilma Rousseff a Laguna, manifestantes contra e a favor da presidente se reuniram nas proximidades da Ponte Anita Garibaldi. Embora somarem no máximo 300 pessoas, segundo a Polícia Militar, o barulho dos grupos, principalmente do que protestava contra Dilma, não passou despercebido. De um lado, as faixas e cartazes iam do agradecimento pela conclusão da ponte à admiração pessoal pela presidente, passando até por uma lembrança à participação da ex-ministra Ideli Salvatti no histórico das obras. De outro, o maior protesto veio de servidores do Judiciário Federal, que cobravam a aprovação do PLC 28, que reajusta o salário dos trabalhadores. Engrossando a manifestação, havia ainda funcionários dos Correios pedindo um concurso público para a categoria.
Especial: saiba tudo sobre a Ponte Anita Garibaldi
Fotos: confira imagens do novo cartão-postal de SC
Assim que a presidente chegou à ponte, o volume dos protestos aumentou. Acionados a cada menção à Dilma durante os discursos do prefeito de Laguna, do ministro dos Transportes e do governador de SC, o som dos apitos e buzinas tomou conta de vez da área do palco assim que ela iniciou sua fala. O barulho dos manifestantes não cessou durante os cerca de 10 minutos de pronunciamento, a maior parte do tempo concorrendo à altura com a voz da presidente - que, por sua vez, também não interrompeu o discurso em nenhum momento - apenas subindo o tom no microfone para garantir que fosse ouvida mesmo com as vozes contrárias. Em determinados trechos da cerimônia, os simpatizantes de Dilma responderam e os aplausos conseguiram superar as vaias por alguns segundos.
Estela Benetti: Sul de SC inicia nova era de desenvolvimento
Às margens da Anita Garibaldi, nos congestionamentos gerados pela inauguração justamente da estrutura que promete desafogar o tráfego na BR-101 Sul, carros e caminhões demonstravam o descontentamento com o trânsito no fim da manhã de quarta-feira com buzinas afiadas que, inevitavelmente, se uniram ao coro dos manifestantes que acompanhou a solenidade. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, no ápice do movimento, as filas na região chegaram a três quilômetros no sentido Sul e oito quilômetros no sentido Norte.
Em entrevista, Colombo fala sobre relação com Dilma
Com o fim da cerimônia, por volta de 12h30min, a presidente Dilma rapidamente deixou a ponte e o público também se dispersou em poucos minutos. Não houve registro de confrontos ou outro tipo de incidente ao longo de toda a inauguração.
ESPECIAL: todos os detalhes da Ponte Anita Garibaldi
Confira como foi a cobertura:
Trânsito ficará fechado na Ponte Anita Garibaldi durante inauguração
Veja o que usuários do Waze estão relatando sobre o trânsito na região:
Veja imagens da nova ponte: