A chuva que castigou 61 cidades e afetou 25,8 mil pessoas neste fim de semana, no Estado, conforme a Defesa Civil, atingiu fortemente Gravataí e Alvorada. Estas foram duas das cidades mais atingidas na Região Metropolitana. E o que está ruim pode piorar. A previsão do tempo é de que a chuva na Região Metropolitana siga até amanhã, pelo menos.
- Hoje, inclusive, existe a possibilidade de que a chuva seja mais forte do que foi no fim de semana. Na quarta-feira, um ar mais frio começa a chegar ao Estado, deixando o tempo mais seco - explicou o meteorologista do Grupo RBS, Cléo Kuhn.
Saiba como ajudar as famílias atingidas pelas chuvas no Estado
Em Alvorada, com a cheia do Arroio Fejó, conforme a Defesa Civil do município, cerca de mil residências foram atingidas, afetando a vida de 4 mil pessoas. Os bairros que mais sofreram os efeitos das águas foram Americana, Nova Americana e Umbu.
Choveu 60mm no fim de semana na cidade, quando a previsão era de que não passasse de 32mm. A chuvarada é a pior desde a enchente de 2013, considerada uma das piores da história de Alvorada.
Titular da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Jerônimo Miquelin afirma que o executivo municipal não descarta a hipótese de pedir ajuda ao Exército, tamanho foi o estrago.
- Foi a pior chuva dos últimos anos - constatou o secretário.
Pode piorar
Em Gravataí, são cerca de 8,2 mil pessoas desalojadas e 82 desabrigadas, de acordo com dados da prefeitura, com os bairros Mato Alto, Vila Rica, Novo Mundo, Passo das Canoas e Caça e Pesca entre os mais atingidos. Como a chuva deve persistir, o número de desalojados ainda pode aumentar nos próximos dias.
VÍDEO: a história de moradores que acolhem desalojados pela enchente
Só na madrugada de domingo, em Gravataí, choveu 70mm. Desde segunda-feira passada, o acumulado é de 307mm. A média de chuva no mês na região é de 140mm.
A orientação da Defesa Civil para quem mora nos bairros mais castigados pelas chuvas é de que procure abrigo em casas de parentes ou nos disponibilizados pelo município.
Susto na madrugada
No Bairro Americana, em Alvorada, o ajudante Paulo Missel acordou às 3h de ontem com a água invadindo sua casa:
- Eu estava dormindo quando senti as cobertas molhadas. Entrei em desespero.
Ele não pretende deixar o local, com medo de roubos. À tarde, uma caçamba que passava pela rua alagada provocou ondas, e a água chegou a mover a casa de madeira de lugar.
Uns vão, outros ficam
No Bairro Americana, em Alvorada, o carpinteiro Flávio da Rosa Gomes carregou em um caminhão os eletrodomésticos da casa da filha, Flávia. A residência foi invadida pelo temporal.
- Na chuva que teve durante a semana passada, não deu isso. Por volta das 2h da madrugada, a água veio com tudo. Agora, estamos levando o que dá para a minha casa, que fica num bairro que não foi atingido - comentou Flávio, na tarde de ontem.
Abandono
Levando a mulher, Almerinda Padilha, em um barco, para tentar comprar mantimentos, o trabalhador da construção civil Paulo Roberto da Silva Martins era só desolação. A caminho de casa, ele contou o que passou na madrugada.
- A água chegou rápido e inundou tudo, não tinha o que fazer. Todos os móveis estão tapados pela água, mas não vou abandonar minha casa. Tenho um cavalo e galinhas lá. Sei o risco que corro em ficar, mas não dá para abandonar tudo - afirmou Paulo.
Mario Santos conta que no Bairro Pôr do Sol, em Gravataí, virou rotina ver os vizinhos sofrendo com as chuvas.
- Passa ano, entra ano, é a mesma coisa. A gente vê muita gente perdendo tudo - relata.
Efeitos da chuvarada em todo Estado
Cidades afetadas: 61
Pessoas atingidas: 25.847
Pessoas em abrigos: 1.672
Em situação de emergência: Esteio e Rolante
Em análise: Alvorada, Barra do Guarita, Barra do Quaraí, Cachoeirinha, Cerro Grande, Esperança do Sul, Iraí, Itaqui, Parobé, Pinheirinho do Vale, Portão, Porto Mauá, Porto Xavier, Riozinho, São Borja, São Jerônimo, São Sebastião do Caí e Uruguaiana
Para ajudar
Os itens mais necessários são roupas de cama, produtos de limpeza e de higiene pessoal, fraldas e toalhas.
Alvorada
Leve as doações no Ginásio Municipal Tancredo Neves, que fica na Avenida Presidente Vargas, 3290.
Gravataí
Ginásio Aldeião, na esquina das avenidas Adolfo Inácio Barcelos e Centenário