O ritmo do desenvolvimento de cada um dos 26 Estados do Brasil e do Distrito Federal será conhecido nesta quinta-feira, às 9h30min, quando serão divulgados os resultados do índice de Desenvolvimento Estadual-RS (iRS) em evento para convidados na sede do Grupo RBS, na Capital.
Para manter concessão, CEEE estuda vender sede
O indicador, lançado no ano passado, mede o desempenho de todas as unidades da federação em três dimensões: padrão de vida, educação e, reunidos, longevidade e segurança. Serão apresentados resultados relativos ao ano de 2013.
Com foco na vida real e formato simplificado, o índice é fruto de parceria entre Zero Hora e PUCRS, com apoio institucional da Celulose Riograndense.
Produtos do Mercado Público passam a ser vendidos também pela internet
A proposta de atualização anual faz com que a iniciativa contribua para a análise da situação atual e as melhores alternativas para avançar.
Debate com professores será aberto ao público
Coordenado pelo economista Ely José de Mattos, professor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (Face-PUCRS), o índice usa o mesmo referencial teórico do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - lançado em 1990 como contraponto a medidores que até então levavam em conta apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.
Em 2012, o indicador geral mostrou o Rio Grande do Sul em quarto lugar no Brasil, posição mantida desde 2005. Olhando cada uma das dimensões, o RS ficou, em 2012, em segundo lugar em longevidade e segurança, quinto lugar em padrão de vida e oitavo em educação.
Também nesta quinta, a partir das 19h30min, no StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698, na Capital), leitores e especialistas vão debater os resultados do iRS na sexta edição do evento Com a Palavra. O encontro terá como tema "A qualidade da educação e os efeitos sobre o desenvolvimento econômico".
O debate contará com a participação dos professores Ely e Fernando Becker, doutor em Educação (UFRGS). A mediação será da jornalista e colunista de Economia de ZH, Marta Sfredo.
Os interessados em participar do debate nesta quarta à noite devem enviar o nome para o e-mail comapalavra@zerohora.com.br. O evento é aberto ao público e tem inscrições gratuitas.
1. O QUE É O ÍNDICE
O iRS é um indicador de desenvolvimento dos Estados, criado a partir de parceria entre ZH e PUCRS.
2. POR QUE CRIAR UM INDICADOR?
Não havia um índice reconhecido no país especificamente para avaliar os Estados. O iRS é o primeiro com proposta de atualização anual.
3. O QUE O DIFERENCIA
Transparência
Todos os dados são oficiais e de fácil acesso. Significa que qualquer pessoa pode conferi-los e que os números são de fontes confiáveis.
Fácil compreensão
Alguns índices utilizam tantas variáveis que fica difícil entendê-los. O iRS apresenta fórmula simplificada e foi feito para ser compreendido intuitivamente.
Foco na vida real
A meta é traduzir a realidade de quem vive no Estado. A exemplo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o foco é nas pessoas, não nas instituições e no poder público.
A escala
Para obter um resultado comparável entre todos os Estados, foi criada uma escala de zero a um, baseada em patamares mínimos aceitáveis e metas de desenvolvimento. Quanto mais perto de um, mais próximo da meta. Quando mais próximo de zero, mais distante.