Municípios e Estados em todo o país ainda não receberam nenhum repasse do governo federal relativo a 2015 para a gestão do Bolsa Família. O impacto se reflete na checagem da frequência de crianças nas escolas e postos de saúde e na atualização cadastral dos beneficiários. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.
Os últimos repasses, feitos entre fevereiro e abril deste ano, referem-se a meses dos últimos trimestres de 2014. O atraso dos valores, no entanto, não afeta o pagamento do benefício às famílias contempladas pelo programa.
TCE investiga pagamento de Bolsa Família a 2,2 mil servidores públicos
Com R$ 27 bilhões anuais, Bolsa Família não sofrerá com ajuste fiscal
De ordo com a reportagem, o Ministério do Desenvolvimento Social reconhece os atrasos e diz que a situação deve ser normalizada assim que receber repasses do Tesouro Nacional.
Leia as últimas notícias do dia
Em nota, a pasta afirma que o repasse dos recursos que apoiam os municípios na gestão do Bolsa Família "está em fase de regularização", e prevê que sejam pagos R$ 40,9 milhões às prefeituras até a próxima sexta-feira. "Os recursos para o pagamento dos benefícios do Bolsa Família estão garantidos. Em 12 anos de vida do programa, nunca houve atraso nesses pagamentos. O Bolsa Família, além de uma política de Estado, é um compromisso deste governo", diz o ministério no texto.
* Zero Hora com informações da Folha de S. Paulo
Brasília
Governo federal atrasa repasses de verba para gestão do Bolsa Família
Ministério do Desenvolvimento Social reconhece atrasos e diz que a situação deve ser normalizada quando receber repasses do Tesouro
GZH faz parte do The Trust Project