Funcionários do HSBC realizaram um protesto em frente à agência do banco na rua 24 de outubro, em Porto Alegre. Os empregados, que portavam cartazes, promoveram uma paralisação de cerca de uma hora por volta das 10h da manhã desta terça-feira.
Segundo a assessoria do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (Sindbancários), o protesto recebeu o nome de "Ato nacional em defesa do emprego e contra a precarização do atendimento aos clientes do HSBC" e foi realizado nacionalmente. Ainda de acordo com a assessoria, a intenção do ato é chamar a atenção para a possibilidade de demissões em massa causadas pelo anúncio de que o banco colocou à venda suas operações no Brasil.
HSBC anuncia saída do Brasil
Para tranquilizar correntistas, HSBC diz que seguirá "operando normalmente"
Giane Guerra: segundo analistas, clientes do HSBC estão protegidos
Nesta terça-feira, o banco HSBC anunciou uma reestruturação que inclui a retirada de suas operações de varejo do Brasil - onde manterá um escritório menor, para atender a grandes corporações - e da Turquia.. O objetivo, com o encolhimento, é economizar até US$ 5 bilhões.
Em apresentação a investidores em Londres, a casa explicou a decisão de sair do mercado brasileiro de varejo com a avaliação de que teria de multiplicar por seis o total de investimentos para se tornar um dos três maiores bancos brasileiros.
Em nota à imprensa, o banco explicou que "está em processo de venda e não de encerramento de suas operações". Ainda de acordo com o texto, o banco seguirá "operando normalmente e, mesmo após a venda, seguirá prestando serviços aos seus clientes".