Reconhecida como exemplo de Redação inovadora, a experiência de Zero Hora foi apresentada nesta terça-feira (2) no painel "Redações multiplataforma - fazendo mais com menos recursos no desafio constante de evoluir rumo ao futuro mobile", no 22º Fórum Mundial de Editores, no Congresso Mundial de Jornais. O evento se encerra nesta quarta (3), em Washington, nos Estados Unidos.
Convidada a compartilhar práticas de ZH com editores de 80 países, a diretora de Redação de Zero Hora, Marta Gleich, detalhou como o time de jornalistas tem mantido sua missão de produzir jornalismo de alta qualidade com produtividade e buscando novos modelos de negócios.
- Jornalismo de qualidade é a única coisa que manterá os jornais vivos. Precisamos, como líderes de redações, realizar as mudanças necessárias para seguir na nossa missão e continuar tendo valor para as sociedades onde atuamos - disse Marta.
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No mundo todo, jornais têm enfrentado o desafio da redução de verbas publicitárias. Por outro lado, nunca se consumiu tanta notícia, e os jornais, em um contexto de múltiplas fontes de informação, têm uma vantagem, como mídia de alta credibilidade.
- Hoje, o Grupo RBS, com seus oito jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, é o número 1 em circulação impressa, entre todos os grupos de comunicação brasileiros. Diariamente, imprime 445 mil exemplares - informou Marta.
Redações estão passando por profundas transformações. A mesma equipe que antes fazia o jornal impresso hoje produz vídeos, reportagens multimídia para plataformas digitais e conteúdos para redes sociais. De um processo de edição que ocorria a cada 24 horas no modelo antigo, de conclusão de uma edição impressa toda noite, os jornais hoje têm processos a cada minuto, com publicação contínua para aplicativos, sites, mobile sites e redes sociais.
- Quando Zero Hora completou 50 anos, criamos um novo slogan, estampado na primeira página junto ao logotipo do jornal: "Papel. Digital. O que vier". Isso significa que estamos prontos para produzir notícias em qualquer formato para atender às necessidades do leitor. No mobile, em vídeo, em redes sociais, ao vivo, no que vier. Criamos o conceito de "redação beta", que busca constantemente pontos a melhorar no produto, nos processos e na estrutura. Precisamos nos reinventar a cada dia para fazer frente ao novo cenário de negócios dos jornais - afirmou Marta.