Enfrentando o frio que chegou com mais intensidade à serra gaúcha, o público presente na 20° Festival Mundial de Publicidade de Gramado foi aquecido na tarde desta quinta-feira com intenso debate sobre a velocidade da mudança no mercado da comunicação. No painel "Seja o primeiro a mudar" o recado aos estudantes e profissionais na plateia foi claro: inovar não se trata de comprar o mais recente aparelho tecnológico, é preciso apurar a criatividade.
Flávia Moraes, diretora-geral de Inovação e Linguagem da RBS começou a apresentação fazendo um convite: que todos fizessem "um esforço tremendo" e abandonassem os aparelhos celulares por 12 minutos para assistir um vídeo, que chamou de experiência de linguagem e som.
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Para a cineasta, imagem é o grande eixo de mudança na comunicação e na linguagem na atualidade. Flávia também apresentou o projeto The Comunication Revolution, estudo inédito realizado pelo Grupo RBS analisa tendências e desafios e aponta 11 premissas para o setor da comunicação neste início de século. Foi aplaudida de pé.
- O poder não está na informação. O poder está na informação compartilhada - resumiu.
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Diretor de criação da agência DPZ, Rafael Urenha, que também participou do painel, ressaltou que o processo de mudança é assustador inclusive para quem tem anos de experiência no mercado e alertou:
- É preciso prestar mais atenção nas pessoas do que no último aparelho tecnológico.
Sergio Mugnaini, diretor de criação da agência Loducca, lembrou que a tecnologia impulsiona a ideia e não o contrário:
- A tecnologia me move, mas quem me guia é minha criatividade.