A inflação do setor da construção civil acelerou em junho. Conforme dados do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV), a alta dos insumos do setor chegou a 1,87% em junho. Em maio, a variação tinha sido de 0,45%. Confira no gráfico abaixo a trajetória do índice desde janeiro.
Já o índice de inflação usado para indexar os reajustes em aluguéis em todo o país, o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), teve um aumento mais moderado em junho, de 0,67%. Em maio, a variação havia sido de 0,41%, mas em abril foi de 1,17%. No acumulado de 12 meses, o IGP-M chega a 5,59%. Isso significa que quem tem contratos de aluguel que vencem em junho o aumento deverá ser de 5,59%.
O IGP-M é o primeiro índice de inflação nacional a divulgar dados referentes ao primeiro semestre de 2015. Nos primeiros seis meses, a inflação apurada por este índice chega a 4,33%. Já o INCC-M variou, no semestre, 4,61%.
O INCC-M é um dos componentes do IGP-M, que também leva em conta os preços ao produtor e ao consumidor. Confira abaixo a trajetória dos índices desde janeiro: