Cerca de 1,2 mil pessoas do interior de Capão do Cipó, na Região Central, ficaram isoladas devido a chuva constante nos últimos dois dias. Conforme a Defesa Civil, choveu cerca de 200 milímetros entre terça e quarta-feira. Nesta quinta, o dia começou com céu aberto no município. As informações são da Rádio Gaúcha.
De acordo com o vice-prefeito Anselmo Fracaro Cardoso (PDT), devido a localização do município, as ligações Capão do Cipó/Vila Carovi, Vila Carovi/Tupantuba e Vila Carovi/RS-377 estão bloqueadas por pedras que caíram nas vias. Retroescavadeiras devem trabalhar nesta quinta para liberar os acessos.
Uma ponte em construção, que vai ligar a Vila Carovi até a Região Central do município, quase ficou encoberta pela água. Além disso, um pontilhão que liga a localidade de Passo do Tibúrcio ao município foi levado pela chuva.
Problema recorrente
Em outubro passado, devido às fortes chuvas, o município enfrentou o mesmo problema e precisou desembolsar R$ 180 mil para recuperar as estradas. A administração chegou a decretar situação de emergência, porém o documento não foi homologado pelo Estado.
- Não adianta contar com a ajuda do Estado ou do governo federal. O trabalho é todo feito com recursos municipais-, diz o vice-prefeito Cardoso.
Planejamento para época de chuvas
A Secretaria de Obras de Capão do Cipó já planeja medidas preventivas para tentar amenizar o dano das chuvas. Conforme a administração municipal, as precipitações mais fortes ocorrem entre julho e agosto. Entre as ações, estão a colocação de pedras nas estradas de chão.