A prefeitura de Santa Maria pretende acabar com a ação dos flanelinhas no entorno da Estação Rodoviária a partir da instalação de parquímetros. A região estará entre os novos pontos de cobrança da Área Azul, que serão definidos no novo edital do serviço. O atual contrato encerra em 25 de maio.
Briga entre guardadores de carro termina em morte em Santa Maria
A atuação dos flanelinhas é alvo de críticas de moradores e visitantes da cidade, que reclamam da insegurança. Na última quinta-feira, uma briga entre flanelinhas resultou em morte em frente à estação.
Após a nova seleção da empresa que prestará o serviço, o número de parquímetros na cidade passará de 1.044 para 2 mil. Para evitar que o funcionamento dos equipamentos seja suspenso após o término do convênio, um contrato emergencial de três meses está sendo elaborado para manutenção dos equipamentos e do sistema.
Parquímetro mais moderno e mais caro em Santa Maria
Correções no edital tiveram de ser feitas em fevereiro deste ano, atrasando a abertura da licitação. A empresa vencedora poderá explorar o serviço pelo período de 10 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 10. O edital deve incluir aumento no valor da tarifa cobrada por 30 minutos, de R$ 0,60 para R$ 0,80.
Aparelhos serão mais modernos
Os aparelhos atuais serão substituídos e o modo de funcionamento sofrerá mudanças. Segundo o secretário de mobilidade urbana, Miguel Passini, o usuário informará a placa do carro no parquímetro, sem a necessidade de voltar ao veículo para colocar o bilhete. Além disso, a compra de créditos poderá ser feita por smartphone.