O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou, nesta quinta-feira, a primeira lista com 83 das 136 cidades gaúchas que terão a revisão do eleitorado este ano, com o cadastramento biométrico obrigatório de todos os eleitores. Da região, há quatro municípios incluídos: Faxinal do Soturno (5,6 mil eleitores), Nova Palma (5,2 mil), São Pedro do Sul (13,5 mil) e Tupanciretã (17,1 mil).
Em Faxinal, será de 13 de maio a 21 de setembro. Em Nova Palma, entre 13 de maio e 19 de agosto. Já em São Pedro do Sul, a revisão será feita de 8 de junho a 16 de dezembro, e em Tupanciretã, entre 9 de junho deste ano e 9 de março de 2016.
Esses 41 mil eleitores serão convocados a comparecer a partir de maio e junho para coletar os dados biométricos, que são digitais dos dedos da mão, foto feita na hora e assinatura digital. Em breve, deve sair outra lista, mas já é confirmado que em Santa Maria não haverá essa revisão do eleitorado este ano, o que garante a eleição em dois turnos para prefeito em 2016. Nas grandes cidades do Estado, só deve haver essa revisão em Pelotas, Caxias do Sul, Alvorada e Viamão este ano.
Para fazer a revisão, os eleitores terão de ir aos cartórios de suas cidades levando um documento de identidade e comprovante de residência originais (não precisa ser no nome do eleitor). Quem não mora mais nessas quatro cidades terá de optar: ou volta para fazer a biometria ou transfere o título para a nova cidade onde está morando. Se não fizer isso até o prazo final do recadastramento, terá o título eleitoral cancelado.
Idosos com 70 anos ou mais, por não terem o voto obrigatório, não são obrigados a ir. Mas se não se recadastrarem, não poderão mais votar. Até podem, no futuro, voltar a fazer o título, se decidirem votar novamente.