Veja no mapa onde ocorreu o conflito:
A Polícia Federal (PF) de Passo Fundo deve indiciar, ao todo, 26 índios pela morte de dois agricultores em abril de 2014, em Faxinalzinho, no norte do Estado, de acordo com o delegado Mário Luiz Vieira. Cinco homens já foram indiciados pelo crime de duplo homicídio - eles foram presos preventivamente, mas liberados pela Justiça Federal em junho -, e outros 21 devem ser incluídos no inquérito que será entregue à Justiça no começo de junho.
O delegado diz que foram encontrados cocares, lanças e outros objetos que pertenceriam aos índios, e ressalta ainda que a prova testemunhal "é farta". O inquérito seguirá ainda para o Ministério Público Federal, que analisará o documento e denunciará as pessoas que, segundo entendimento do órgão, teriam participado do ataque.
O conflito que resultou na morte, a tiros e pauladas, dos irmãos Alcemar de Souza, 41 anos, e Anderson de Souza, 26 anos, teria iniciado quando os agricultores tentaram liberar a estrada que dá acesso às linhas Faxinal Grande e Coxilhão, no interior da cidade. Um grupo de índios caingangues, que reside em um acampamento chamado Candoia, realizava um protesto para reivindicar a demarcação de terras indígenas na região.