O promotor Marcelo Lemos Dornelles será o novo chefe do Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul. A escolha foi anunciada pelo governador José Ivo Sartori por meio de uma publicação no Twitter.
Dornelles, que vai substituir procurador Eduardo de Lima Veiga (desde 2011 no cargo), também havia sido o mais votado por membros do MP, em pleito realizado no último sábado. É a primeira vez que um promotor - e não um procurador - assume o comando da instituição.
Leia as últimas notícias do dia
O governador também escreveu mensagem expressando seu "respeito" ao nomeado e "aos doutores Ivory Coelho Neto e Fernando Sgarbossa, que também compunham a lista tríplice" encaminhada pelo MP para a escolha. Além disso, Sartori também telefonou aos três indicados para comunicar sua decisão. O pleito de sábado teve 661 votantes de um total de 693 promotores e procuradores que estavam aptos a participar - Dornelles recebeu 438 votos, Neto, 282, e Sgarbossa, 134.
A posse do novo chefe do MP está marcada para o dia 10 de junho, diante do Órgão Especial do Colégio de Procuradores, no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do MP.
Confira o perfil do novo procurador-geral de Justiça do RS
MARCELO LEMOS DORNELLES
- Idade: 46 anos.
- Naturalidade: Porto Alegre.
- Formação: Direito pela Pontifícia Universidade Católica em 1991, especialista em Direito pela Universidade de Cruz Alta (1999) e mestre pela Unisinos (em 2001).
- Atividade: promotor de Justiça desde 1996, atuou em Tupanciretã, Cruz Alta, Canoas e Porto Alegre. Foi promotor-assessor do procurador-geral de Justiça, subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais. Ex-presidente da Associação do Ministério Público do Estado (2008-2010) e do Instituto Crack Nem Pensar (2010-2014), foi secretário- geral da Confederação Nacional dos Membros do Ministério Público.