Já estão em sala de aula os estudantes que caminharam 42 quilômetros em protesto contra a falta de transporte escolar no interior de São Francisco de Paula. A foto captada pela estudante Fernanda Dorigatti mostra parte do grupo embarcando no ônibus contratado pela prefeitura em parceria com o Estado.
GALERIA DE IMAGENS: confira fotos da caminhada
No final de abril, André dos Reis dos Santos, 16 anos, e Anderso Souza Rech, 15, andaram de Pedra Lisa, em Cazuza Ferreira, ao distrito de Lajeado Grande, onde fica a única escola de ensino médio da região. Eles tiveram a companhia de Juan da Silva Moura, 11, que aderiu ao protesto em solidariedade.
Anderso, André e outras dezenas de adolescentes estavam sem estudar porque não havia ônibus que os levasse ao colégio. Segundo a diretora escola de Lajeado Grande, Nara Santini, a implantação de uma linha para jovens do interior já possibilitou a inclusão de 18 novos alunos.
- Tínhamos oito estudantes que já frequentavam o colégio porque pagavam transporte particular. Agora, são 26 alunos que podem usar o transporte público - diz Nara.
Confira o vídeo sobre a caminhada:
Após caminhada
Jovens do interior de São Francisco de Paula já têm transporte para estudar
Depois de protesto inusitado, ônibus busca e leva alunos
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project