A comitiva que acompanhará o governador José Ivo Sartori (PMDB) em sua primeira viagem internacional, na próxima semana, terá um santa-mariense: o deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB). O convite para que o tucano acompanhe Sartori e os demais secretários de Estado partiu, no último dia 15, do próprio governador, assegura Pozzobom. Na agenda, Sartori e o seu secretariado terão compromissos na Alemanha e na França, entre os dias 25 e 28 deste mês.
Em meio a uma crise financeira que chegou ao abismo, Sartori espera construir uma agenda positiva no continente europeu. Na Alemanha, o compromisso será no complexo Medical Valley, que reúne indústrias e centros de pesquisas na área médica. Na França, a pauta é na empresa Airbus Defense & Space, em Paris, que já anunciou investimentos de R$ 150 milhões em uma unidade de tecnologia no Estado, no quarto distrito de Porto Alegre. Sartori ainda receberá da Organização Mundial de Saúde Animal o certificado de que o Rio Grande do Sul é zona livre de peste suína.
Pozzobom, que fará sua primeira viagem ao lado de uma comitiva de Estado, não esconde o entusiasmo. Ele afirma que frente à grave crise financeira, o momento é de prospectar possíveis investimentos para o Estado e, se possível, a Santa Maria:
_ Santa Maria tem a KMW, e o município tem a maior logística da Aeronáutica. A Airbus, por ter tecnologia de ponta na área de segurança pública, tem plenas condições de vir para o Estado e, inclusive, para Santa Maria.
A comitiva, que deve contar com 15 pessoas entre secretários e outros deputados, ficará cinco dias na Europa.
Críticas à crise financeira
O deputado elevou o tom de crítica à gestão de Tarso Genro (PT), que comandou o Estado de 2011 a 2014. Pozzobom foi enfático ao dizer que a gestão petista tem parcela de responsabilidade na atual situação do Estado:
_ Ele (Tarso Genro) fez saques nos depósitos judiciais (dinheiro de terceiros em litígio na Justiça) até o limite permitido por lei. Ou seja, ele deixou uma situação preocupante ao Sartori.