Nesta quarta-feira, a tragédia na boate Kiss completa 28 meses. Para marcar a data, diversas atividades, entre protestos e homenagens, estão programadas para ocorrer em Santa Maria e em Porto Alegre.
Em Santa Maria, às 19h, será realizada uma missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima. No local, também ocorre o tradicional minuto do barulho.
Já em Porto Alegre, por volta das 6h30min, um banner será colocado na passarela da Estação Rodoviária. Segundo o presidente do Movimento Santa Maria do Luto à Luta, Flávio José da Silva, o banner é uma forma de protesto em relação à decisão do juiz Carlos Alberto Ely Fontela, da 3ª Vara Cível de Santa Maria, que determinou a retirada dos cartazes afixados na fachada da casa noturna e que faziam críticas ao promotor Ricardo Lozza no inquérito civil sobre a boate.
Ainda em Porto Alegre, integrantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia (AVTSM) e do Movimento Santa Maria do Luto à Luta participam de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, às 9h30min. De acordo com Silva, os familiares vão se reunir com membros da Comissão de Saúde e da Comissão de Direitos Humanos:
- O objetivo desse encontro é tratar de assuntos relacionados às dificuldades das vítimas de acesso a medicamentos e profissionais (da área da saúde). Também vamos participar de uma mesa redonda para discutir como se encaminham os processos cível e criminal.
Após a reunião, os familiares vão para a Praça da Matriz e devem permanecer no local até as 15h, onde também será realizado o minuto do barulho. Depois, eles seguem em direção à Igreja do Rosário, onde, às 16h, ocorre uma celebração. Durante o percurso, 242 fitas brancas, de cerca de um metro, serão distribuídas pelas ruas, em postes e árvores.