Neste mês, começa o período de revisão do eleitorado em municípios da Região Central. A partir de quarta-feira, em Faxinal do Soturno (5,6 mil eleitores) e Nova Palma (5,2 mil). Em junho, os eleitores de São Pedro do Sul (13,7 mil) e Tupanciretã (17,3 mil) começam seu recadastramento (confira no quadro as datas e documentação necessária).
Esses quatro municípios integram uma lista com 83 das 136 cidades gaúchas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cujos eleitores terão de se recadastrar. Eles serão convocados a comparecer nos cartórios eleitorais de suas cidades para coletar os dados biométricos - que são as impressões digitais, uma foto feita na hora e a assinatura digital.
O chefe do cartório da 147ª Zona Eleitoral de Santa Maria, Fábio Peixoto, destaca que o processo de coleta de dados biométricos será obrigatório para todos os eleitores inscritos nos municípios selecionados.
A revisão tem a finalidade de confirmar o domicílio eleitoral dos votantes que, em caso de não comparecimento, podem ter o título cancelado. Peixoto destaca que a próxima revisão será feita apenas em 2017 - já que 2016 será ano eleitoral.
Para fazer a revisão, os eleitores terão de ir aos cartórios de suas cidades levando um documento de identidade e comprovante de residência originais. Idosos com 70 anos ou mais, cujo voto é facultativo, não são obrigados a ir. No entanto, se não se recadastrarem, não poderão mais votar.