O secretário estadual da Educação, Vieira da Cunha, informou que algumas escolas da Serra serão beneficiadas pelo Plano de Necessidade de Obras (PNO), mas não garantiu prazos. A lista abrange instituições de Caxias do Sul, Gramado, São Francisco de Paula, São Marcos e Veranópolis. O secretário cumpre agenda nesta sexta-feira em Caxias.
O programa foi criado pelo ex-governador Tarso Genro para agilizar a recuperação de prédios que acumulam problemas estruturais. A ideia inicial era revitalizar 1.012 colégios no Estado, o que não avançou.
O PNO, segundo Vieira da Cunha, estava paralisado desde o final do ano passado por conta de apontamentos da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE). Diante disso, a gestão anterior da secretaria rescindiu contratos com as empreiteiras responsáveis pelas obras.
- O PNO gerou muita expectativa na comunidade anteriormente. Conseguimos manter um acordo para tocar 100 projetos previstos. Isso não quer dizer que vamos realizar as obras, mas sim fazer os projetos. Para realizar as obras é outra etapa que depende de recursos _- explicou o secretário.
Escolas não listadas no PNO serão atendidas pelos trâmites normais da Secretaria da Educação.
Confira as escolas estaduais que tiveram os projetos mantidos pelo PNO em Caxias:
- Victório Webber
- Cristóvão de Mendoza