A vacina contra a gripe já está disponível em clínicas particulares de Porto Alegre. Os locais consultados pela reportagem oferecerem dois tipos de imunização, diferente da rede pública que oferece apenas a trivalente. O preço médio encontrado foi de R$ 100. As informações são da Rádio Gaúcha.
Vacinação contra gripe vai começar mais cedo no Estado
Veja perguntas e respostas sobre a campanha de vacinação contra a gripe, que deve começar em abril
A vacina trivalente é a mesma disponível nos postos de saúde e protege contra três tipos de vírus. Já a tetravalente, disponível apenas nas clínicas particulares, está no seu primeiro ano de aplicação e imuniza contra um quarto tipo da doença. No entanto, a tetravalente que está sendo oferecida atualmente só pode ser aplicada a partir dos três anos de idade.
Segundo o médico infectologista Juarez Cunha, uma outra dose, produzida por outro laboratório, deve estar disponível na próxima semana em algumas clínicas da Capital. Se essas doses não chegarem até o dia 27 de abril, Cunha recomenda que seja aplicada a dose trivalente.
Nos postos de saúde, a Secretária Estadual de Saúde confirma o dia 27 de abril, próxima segunda-feira, como data de início da campanha. Todas as doses já foram distribuídas.
Vacina tetravalente
Desde 2012, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere incluir mais um tipo B na vacina, ficando com quatro componentes AH1N1, AH3N2 e dois tipos B (a trivalente só tem um tipo B). 2015 é o primeiro ano que a tetra estará disponível no Brasil. A previsão é que o percentual de aplicação não passe de 10%.
Por que não pode ser aplicada em menores de três anos?
Segundo o infectologista Juarez Cunha, a fabricação da tetravalente é licenciada por dois laboratórios. A vacina tetra da GlaxoSmithKline, que já está disponível, só foi permitida pela Anvisa a partir dos três anos de idade. Já a dose do laboratório Sanofi Pasteur está licencidada a partir dos seis meses, mas não chegou aos postos.
Vale a pena esperar?
Cunha recomenda que a dose seja aplicada, no máximo, até o dia 27 de abril. Em menores de três anos, como a dose só estará disponível a partir de maio, a orientação é que se imunize com a trivalente, principalmente se for a primeira vacinação da criança.
Onde encontrar:
Clínica Vacine - possui doses tetravalentes apenas para maiores de três anos. Recebe doses a partir de seis meses em maio;
Imunoclin - está sem doses. Recebe os dois tipos na próxima semana;
Mãe de Deus - atualmente trabalha apenas com tetravalente. Em maio recebe doses aplicáveis a partir de seis meses;
Previne - está com doses disponíveis dos dois tipos. Tetravalente aplicável a partir de seis meses apenas na segunda quinzena de maio.