Dos 49 municípios atendidos pela 5º Coordenadoria Regional de Saúde, quatro apresentam casos confirmados de dengue. São dois casos em Bento Gonçalves, um em Garibaldi, um em Carlos Barbosa e um em Boa Vista do Sul. Este último é o primeiro caso autóctone da Serra Gaúcha, ou seja, quando a transmissão do vírus acontece dentro da própria cidade ou território. Segundo os dados da Coordenadoria o paciente, que trabalha com hortifrutigranjeiros, provavelmente, contraiu a doença em Bento Gonçalves.
Os outros quatro casos são importados, já que foram contraídos fora do Rio Grande do Sul. Ainda em janeiro, foi notificado um caso em São Marcos. No entanto, este paciente teve uma reação cruzada, e recentemente, foi diagnosticado com toxoplasmose. Caxias do Sul não confirmou nenhum caso da doença, mas é considerado um dos municípios infestados pela dengue, já que a cidade registrou 37 focos com larvas do mosquito.
O aumento nos registros da doença, principalmente, na região Noroeste do Estado, levou a Secretaria Estadual de Saúde, (SES), a reforçar as ações de combate ao mosquito transmissor da doença. Até esta terça-feira, sem incluir os novos números do município de Santo Ângelo, o Rio Grande do Sul contabilizava 237 casos de dengue, sendo 171 autóctones. A população também pode combater a doença, principalmente, evitando o acúmulo de água.
Como combater a dengue:
Qualquer local que possa juntar água limpa e parada é um possível foco do mosquito da dengue. Por isso, não acumule água.
É preciso colocar areia no prato das plantas ou trocar a água uma vez por semana.
Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura.
Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo.
Saúde
Serra Gaúcha tem cinco casos confirmados de dengue neste ano
Município de Boa Vista do Sul registra primeiro caso autóctone da região
GZH faz parte do The Trust Project