Mesmo sem ser sua responsabilidade, a prefeitura de Farroupilha iniciou os trabalhos de capina das laterais e do canteiro central da ERS-122 e da RSC-453, no perímetro urbano do município, na manhã desta quinta-feira. O serviço está sendo executado pela empresa Farroupilha Ambiental, que tem contrato com a prefeitura para trabalhos de limpeza na cidade. As estradas são responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), do governo do Estado.
Nesse primeiro momento, os serviços serão realizados na RSC-453 em direção a Bento Gonçalves, e na ERS-122, em direção a Caxias do Sul. O serviço deve ser feito em cinco dias de trabalho, mas depende de condições climáticas. Após essa parte ser concluída, as equipes vão se concentrar em bairros da zona sul da cidade. Depois disso, o trabalho será feito na ERS-122, em direção a região metropolitana da Capital.
Conforme o secretário de Meio Ambiente, Márcio Guilden, a prefeitura tomou a decisão de realizar o trabalho, mesmo sem ser sua competência, por entender que o serviço de utilidade pública é essencial:
- Essas estradas têm importância não só para Farroupilha. São praticamente um cartão postal para toda a Serra Gaúcha. Chegou um momento em que não está só prejudicando a beleza do entorno, mas também a segurança das pessoas e dos veículos que passam por ali.
A prefeitura não fez nenhum convênio para a roçada com o Daer.
- A assessoria de imprensa do Daer havia dito que o trabalho seria iniciado, mas não foi. Aguardamos dois meses. A comunidade fez uma cobrança forte. Nós compreendemos que precisávamos incluir essa ação no cronograma de trabalho da empresa que faz roçadas na cidade - comenta o secretário.
Serviço
Prefeitura de Farroupilha inicia roçada de estradas estaduais
RSC-453 e ERS-122, que são de responsabilidade do governo estadual, terão o serviço no perímetro urbano feito pela prefeitura
GZH faz parte do The Trust Project