A comunidade de Bento Gonçalves perdeu um nome importante da área da saúde no fim da tarde de sábado. Armando Piletti, 68 anos, era superintendente geral do Hospital Tacchini e morreu por complicações causadas por um câncer no pulmão, que ele tratava desde 2008. Ele está sendo velado no Sala A das Capelas São José de Bento. O sepultamento está marcado para este domingo, às 15h, no Cemitério Público Municipal Central.
Piletti dedicou 50 anos de trabalho ao Tacchini, ingressou na instituição quando tinha apenas 18 anos. Entre as principais realizações da carreira estão a criação do Plano de Saúde Tacchimed, o primeiro do interior do Estado, e o crescimento nas áreas de oncologia e de traumato ortopedia, que tornaram o hospital referência na região.
Piletti casou-se com Ana Maria Dalla Corte Piletti, com quem teve os filhos Guilherme, Marcelo e Evandro. Ele deixa também os netos Eduardo e Pauline. Apesar da dedicação constante ao trabalho, o administrador fazia questão de participar ativamente da rotina familiar.
- Foi um exemplo importante de determinação, honestidade, foi uma pessoa obstinada. Apesar da vida dedicada ao hospital, foi 100% dedicado à família - lembra Marcelo, um dos filhos.
O administrador era formado em Ciências Econômicas pela UCS e possuía pós-graduação em Administração Hospitalar pela Faculdade Porto-alegrense de Ciências Contábeis e pós-graduação em Custos e Orçamentos pela Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (Fervi). Entre os passatempos preferidos de Piletti também estava a aviação: em 1967, ele obteve licença de piloto privado.
Debilitado por causa do tratamento pesado contra o câncer, Piletti estava desde fevereiro se tratando em Bento Gonçalves, recebendo apoio dos familiares. Até mesmo nos momentos mais difíceis, como os vividos recentemente, ele deu exemplo aos que estavam ao seu lado.
- Lutou até o fim nunca reclamou do tratamento pesado - lembra Marcelo.
Obituário
Morre superintendente geral do Hospital Tacchini de Bento
Armando Piletti tinha 68 anos e lutava contra um câncer
GZH faz parte do The Trust Project