Moradores dos bairros Serrano, Jardim Eldorado, Castelo e Ana Rech, em Caxias do Sul, relatam que sentiram tremores de terra na noite desta quinta-feira (16). Por volta das 21h, os bombeiros receberam cinco chamados de pessoas que estavam assustadas com estrondos. Não há, contudo, registro de feridos ou danos.
Nos últimos anos, há diversos outros registros de fenômeno semelhante em bairros, especialmente da zona norte de Caxias do Sul. O tremor de ontem só foi sentido em algumas ruas dos bairros afetados. Moradora do Bairro Jardim Eldorado, a padeira Dejanira da Silva, 34 anos, conta que não chegou a se assustar porque já sentiu outras vezes o tremor. "Foi o mais forte. Esse foi bem forte".
Depois de tremores registrados entre 2008 e 2010 na cidade, a prefeitura contratou a Universidade de Brasília (UnB) para realizar um estudo para identificar as causas do fenômeno. O trabalho apontou que o solo de Caxias é formado por uma camada basáltica que se acomoda constantemente. O município está sobre uma falha geológica conhecida desde 1974, mas que não oferece risco. Desde essa época, há registros de tremores em vários bairros da cidade.