Um incêndio atinge um submarino nuclear submetido a reparos em um estaleiro localizado a noroeste da Rússia, informou a Defesa Civil do país nesta terça-feira. De acordo com o órgão, o fogo está sob controle.
O motor do submarino havia sido desativado antes do início dos reparos realizados no porto de Severodvinsk. O incêndio acontece no 9º compartimento do submarino de propulsão nuclear "Orel" - da classe Oscar II, segundo os códigos da Otan.
O fogo começou no isolamento térmico do submarino, um dos aparelhos da Frota do Norte, com sua base na região de Murmansk. Todos que estavam no submarino de propulsão nuclear deixaram o local, e agora os bombeiros trabalham para apagar o fogo.
- O combustível nuclear havia sido dispensado do 'Orel', para reparar o submarino em uma doca seca. O motor foi desligado. Durante o incêndio, nenhum membro da tripulação ou trabalhador foi ferido - acrescentou porta-voz da União de Construtores Navasi, Ilia Jitomirski.
De acordo com o blog oficial da empresa responsável pelos conserto, o estaleiro Zviezdotchka, os reparos começaram em 15 de novembro de 2013 e devem durar dois anos.
- Não há armas a bordo. Se o submarino estivesse armado, obviamente, ele não seria aceito para reparos - declarou Nikolai Blinov, porta-voz do Zviezdotchka.
Em 2008, um acidente a bordo de um submarino nuclear Nerpa fez 20 mortos por asfixia no mar do Japão. Incêndios em submarinos nucleares russos são comuns, sem que causem vítimas. O último aconteceu em setembro de 2013 no submarino "Tomsk".
*AFP