Uma embarcação com mais de 300 pessoas a bordo está afundando no Mediterrâneo, anunciou nesta segunda-feira a Organização Internacional para as Migrações (OIM), que recebeu um pedido de socorro de um passageiro. Ele ainda afirmou que 20 pessoas morreram.
UE precisa de medidas imediatas sobre a imigração, afirma chefe da diplomacia
Naufrágio no Mediterrâneo deixa 700 imigrantes desaparecidos
A OIM, que contactou as Guardas Costeiras do Mediterrâneo, não sabe exatamente onde estão as embarcações. O veículo que está afundando viaja ao lado de outros dois.
Segundo a organização, as autoridades "não têm os recursos para resgatá-los agora", em consequência do naufrágio de outro barco no domingo, na costa da Líbia, que deixou 700 desaparecidos.
A OIM acredita que as Guardas Costeiras provavelmente tentarão desviar navios comerciais para o local em que o barco está afundando. Uma operação complicada, pois segundo a organização alguns não querem colaborar.
O novo incidente acontece no momento em que a União Europeia organiza uma reunião conjunta de ministros do Interior e das Relações Exteriores, convocada em caráter de urgência após o naufrágio de domingo.
Guarda italiana recolhe nove corpos e socorre 144 imigrantes após naufrágio
Em 2014, número de refugiados e deslocados no mundo foi o maior desde a Segunda Guerra
Leia as últimas notícias sobre Mundo
Diariamente, a guarda costeira italiana ou navios mercantes resgatam uma média de entre 500 e mil pessoas. Mais de 11 mil foram resgatados em uma única semana, de acordo com a Guarda Costeira.
Várias organizações humanitárias internacionais têm denunciado nos últimos dias a inação das autoridades europeias. A operação de resgate de migrantes italiana Mare Nostrum foi substituída este ano pela operação Triton, uma operação de vigilância das fronteiras muito mais modesta.
Mais de 900 migrantes morreram até agora este ano em sua jornada entre a Líbia e Itália, sem contar com esta nova tragédia, em comparação com menos de 50 que morreram no ano passado no mesmo período, quando a Mare Nostrum ainda estava em funcionamento, afirmaram esta semana organizações humanitárias.
Veja imagens do resgate:
* AFP