É bom e é lei! O Dia do Chimarrão foi instituído pela Lei Estadual 11.929, de 2003, e a data de hoje foi escolhida por ser a de fundação do primeiro Centro de Tradições Gaúchas, o 35 CTG.
Bebida que une os gaúchos, o chimarrão tem vários benefícios. Segundo o Instituto Pasteur, da França, não há no mundo outra planta que se iguale à erva-mate em suas propriedades e valor nutricional.
O vendedor Alcimar de Oliveira, 42 anos, é um dos tantos apreciadores. Há cinco anos trabalhando em uma loja na Avenida Azenha, na Capital, ele fez um único pedido aos patrões quando foi contratado: tinha que ter um tempinho para tomar chimarrão durante o dia.
A solicitação foi atendida na hora, até porque os donos do comércio só não tomavam porque não havia ninguém para preparar o mate.
- Eu chego cedinho e faço o primeiro. À tarde, se der tempo, sai mais um. É bom porque parar um pouquinho para tomar o chimarrão alivia a rotina - diz Alcimar.
"Tira o peso"
Gremistão como mostra a camisa, ele não se faz de rogado e usa térmica com símbolos do Colorado! Não dá pra reclamar, é do chefe...
Em casa, o vendedor mata a vontade nos finais de semana. Toma chimarrão três vezes por dia: de manhã, enquanto prepara o almoço, depois de comer, porque considera a bebida digestiva, e à tardinha sai outro topetudo:
- Ele tira o peso do almoço. Em casa, só meu filho é companheiro. Minha esposa diz que é amargo.
Não pode faltar
No trabalho, além dos chefes, o colega Henrique Prestes, 20 anos, é companheiro de Alcimar na mateada.
- Eu gosto, mas tenho preguiça de preparar - conta o vendedor.
Já o vendedor Igor Juliano, 19 anos, dispensa a bebida. Só não dispensa a função que ele envolve.
- Estou sempre em volta quando eles estão tomando. É a hora de saber das novidades - entrega o rapaz.
Se a hora do mate é boa para fortalecer a amizade, não se pode dizer o mesmo da hora da compra da erva-mate.
- Às vezes, dá uma briguinha quando alguém esquece de comprar, mas quase sempre tem - diverte-se Alcimar.
É tudo de bom
Você sabia que o consumo do chimarrão pode ser um grande aliado na perda de peso? É o que diz a nutricionista do Mesa Brasil, do Sesc, Priscila Rohmann. Ela cita outros diversos benefícios da bebida que une os gaúchos no Rio Grande do Sul e em qualquer outra parte do mundo.
- É rico em antioxidantes, pois tem três substâncias importantes: ácido fenólico, flavonoides e cafeínas.
- Por causa da cafeína, é diurético.
- Como a cafeína é estimulante natural, reduz a fadiga e dá ânimo. Por isso, é bom tomar um pouquinho - não muito! - antes da atividade física.
- Auxilia na regeneração celular.
- Estimula uma limpeza no organismo. Funciona como os famosos e modernos sucos detox.
- Atua na diminuição de processos inflamatórios e de envelhecimento.
- Ajuda a acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura.
- Reduz o colesterol ruim.
- Há estudos que falam de diminuição do nível de glicemia, a taxa de açúcar no sangue.
- O ideal é tomar, no máximo, 1 litro por dia.
- Auxilia em dietas de emagrecimento.
- Diminui a compulsão por comida.
- Mas atenção: a temperatura da água tem de estar em torno de 60°C. Pode parecer um pouco frio, mas evita o câncer no esôfago, um dos mais comuns no Estado justamente por causa da temperatura alta do chimarrão.
- É bom ser tomado com moderação por hipertensos e por quem sofre alguma doença do coração, por causa da cafeína, que pode elevar a pressão arterial.