O Facebook anunciou na noite desta sexta-feira que voltou atrás e desbloqueou a foto de uma índia com seios expostos que havia sido publicada no perfil do Ministério da Cultura (Minc).
"Não é fácil encontrar o equilíbrio ideal entre permitir que as pessoas se expressem criativamente e manter uma experiência confortável para a nossa comunidade global e culturalmente diversa", disse em nota a assessoria de imprensa da rede social.
Leia todas as últimas notícias
O Minc havia dito que iria entrar com ação na Justiça contra o bloqueio da foto do casal de índios botocudos e levar o assunto a cortes internacionais. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, disse que a "censura" foi um desrespeito à legislação brasileira, inclusive à Constituição Federal.
A foto de 1909, feita por Walter Garbe, foi colocada na página do Minc no Facebook na última quarta-feira, por volta das 15h, em notícia sobre o lançamento do Portal Brasiliana Fotográfica. Horas depois, a rede social a retirou do ar alegando que ia contra políticas internas.
Segundo o ministério, ao tomar conhecimento do bloqueio da fotografia na manhã da última quinta-feira, o MinC entrou em contato com o Facebook, alertando para a ilegalidade e solicitando o imediato desbloqueio da fotografia. No entanto, a empresa manteve a decisão de censurá-la, argumentando, segundo a pasta, que não está submetida à legislação nacional e que tem regras próprias que adota globalmente.
Segundo a nota, a rede social respeita as leis locais, mas tem limitações com nudez. "Estamos sempre abertos ao feedback e ao debate para melhorar nossos padrões da comunidade", disse a nota.
* Zero Hora
Índios botocudos
Após Ministério da Cultura ameaçar processo, Facebook republica foto censurada
Fotografia de índia com seios expostos foi retirada da rede social
GZH faz parte do The Trust Project