Durou menos de três meses a passagem de Paulão pela diretoria de Esportes da Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. Em atrito com o titular da pasta, Juvir Costella, o ex-jogador de vôlei e ex-gerente do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo em Porto Alegre pediu demissão em caráter irrevogável.
- A secretaria não merecia uma pessoa assim no comando. Estou acostumado a trabalhar em equipe. Tentei ajudar, fiz o que era possível, mas, com a postura dele, é impossível - conta o ex-atleta.
As reclamações de Paulão dizem respeito à forma como Costella se relaciona com os funcionários. No mês passado, veio à tona um episódio envolvendo o agora ex-diretor e a secretária-adjunta da pasta, Gabriela Markus. O secretário fez uma brincadeira que não agradou aos dois ao falar que a secretaria deveria reservar um quarto com cama de casal para ambos no hotel em que se hospedaria a equipe da pasta durante uma viagem. Após isso, Costella teria mantido uma postura inadequada, segundo Paulão.
- Não estou acostumado a trabalhar com alguém que fica gritando que manda, que diz que vai demitir, que vai fazer isso, aquilo. Já ouvi ele dizer que, se não obedecerem, ele atira a pessoa pela janela. São coisas incompatíveis. Fico triste por ter de sair, até porque o governador José Ivo Sartori é uma pessoa muito preocupada com o esporte.
Além de Paulão, se especula nos bastidores que Gabriela Markus também estaria de saída da secretaria. Costella disse que Paulão saiu por "não conseguir conciliar interesses pessoais com o trabalho".