Representantes das secretarias municipais, Câmara de Vereadores, Brigada Militar (BM), empresários locais e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se reuniram na manhã desta segunda-feira na Praça Saturnino de Brito para discutir ações de segurança e recuperação do local.No início do mês, um adolescente foi baleado, e uma jovem, atingida por um disparo de raspão durante um tradicional encontro dos bixos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
:: Duas pessoas ficam feridas em confusão na Praça Saturnino de Brito em Santa Maria
:: Após tiroteio, reunião deve discutir ações de segurança na Praça Saturnino de Brito
:: Adolescente baleado na Praça Saturnino de Brito diz que conhece o autor dos disparos
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana Miguel Passini, um projeto de ocupação da praça será elaborado, em conjunto com demais órgãos, com o planejamento de medidas referentes a segurança, infraestrutura, iluminação pública, manutenção e limpeza.
:: Bloqueio de veículos no entorno da Saturnino de Brito continua na noite desta quinta-feira
:: Dois adolescentes são suspeitos de terem efetuado tiros na Praça Saturnino de Brito
:: Na primeira noite após a confusão, movimento de jovens na Praça Saturnino de Brito é menor, mas intenso
Uma das ações que ficaram definidas, segundo o secretário, é a poda de árvores no local, bem como a instalação de mais pontos de iluminação e câmeras de segurança. Além disso, planeja-se a colocação de uma viatura da Brigada Militar na praça. Para que isso ocorra, algumas obras de adequação no local devem ser feitas, para permitir a circulação de veículo de patrulhamento no seu interior.
:: Suspeita é de que rixa tenha motivado o tiroteio na praça
:: Solução é criar espaços de lazer para os jovens
:: "Vou ficar em casa por um bom tempo", diz jovem que foi baleada na Praça Saturnino de Brito
Na tentativa de envolver a comunidade nas possíveis implementações de mudança da praça, alguns representantes do comércio local sugeriram que empresários e moradores ficassem responsáveis pela manutenção, limpeza e pintura de bancos, por exemplo.
Há pelo menos cinco anos, a aglomeração de estudantes em época de trotes, a sujeira deixada na rua, o barulho e a falta de segurança são alvos de reclamações dos moradores do entorno, do poder público e dos órgãos de segurança.