Cansados de dividir a única pista de skate do bairro com o matagal e o lixo, um grupo de jovens moradores da Morada do Vale I, em Gravataí, decidiu adotar uma parte da praça para mantê-la aberta a todos. Desde o início deste ano, os skatistas com idades entre 12 e 25 anos tornaram-se os responsáveis pela manutenção do espaço.
A iniciativa partiu do comerciante Kaiã Leite da Silva, 23 anos, morador do bairro, frequentador da pista de skate e proprietário de uma loja em frente à praça. Foi ele, com o auxílio do estudante Gabriel Zanetti, 14 anos, que comprou o material e confeccionou as placas de madeira que hoje orientam os frequentadores da pista.
- O lugar estava abandonado. A pista tinha virado ponto dos usuários de drogas. Tivemos que agir por conta própria para termos aquele espaço de volta - conta Kaiã.
- Aqui é como se fosse a nossa casa. Por isso, pintei as placas pensando em mensagens para todos os moradores - completa Gabriel.
Leia mais notícias do dia
Latão deu fim ao lixo
Ao ver os dois mobilizados por melhorias, os outros frequentadores, como o educador físico Marcelo Geremias, 22 anos, também passaram a ajudar. A grama voltou a ser cortada, o lixo foi recolhido e sobrou até para a pista de skate, que está ganhando resina nova - o gasto chegou a R$ 1 mil, tirados dos bolsos de doadores.
- A pista foi construída há 12 anos e nunca teve manutenção. Tentamos contato com a prefeitura por diversas vezes porque queríamos apoio para renovar o espaço para a comunidade. Nunca tivemos retorno - comenta Marcelo.
Pelo espaço, placas com dizeres "Gentileza gera gentileza", "Cuide do que é nosso" e "Preserve o verde" dividem o mesmo ambiente com praticantes do esporte e com admiradores da natureza. Aos domingos, crianças, adolescentes e adultos frequentam o entorno da pista. Como a praça não tinha cestos de lixo, Kaiã improvisou um latão ao lado da pista apenas como teste. E surpreendeu-se com o resultado.
- O latão encheu numa tarde. Concluí que as pessoas só jogavam lixo no chão por falta de lugar adequado. Nesta semana, vou instalar uns tonéis maiores e pintá-los. Quem sabe, assim, não teremos mais nada de lixo no chão - acredita o comerciante.
Evento para unir
Foto: Camila Hermes/Especial
Para celebrar a nova fase da praça da Morada do Vale I, o grupo de skatistas está organizando um evento no próximo dia 29 que levará para o bairro oficinas de grafite e slackline (fita elástica esticada entre dois pontos fixos, na qual o praticante caminha e faz manobras), shows de bandas locais e competição de skate na pista. O encontro ocorrerá na Rua Aluízio de Azevedo, em frente à praça, das 9h às 19h. Os oficineiros e as bandas participarão voluntariamente do evento.
- O que queríamos, nós já conseguimos: trazer os moradores de volta. Agora, a ideia é mobilizar mais gente, empresários ou moradores mesmo, para adotar outras partes da praça - planeja Kaiã.
Curta a página do jornal no Facebook
* Diário Gaúcho