Quando a iniciativa de jovens universitários ultrapassa os muros das universidades, não vira apenas mais um bom exemplo, mas muda o ambiente e a comunidade. Para receber os novos colegas, os estudantes da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma) trocaram as tintas dos tradicionais trotes por um projeto que está auxiliando o centro Comunitário Estação dos Ventos, no bairro Km 3. Veteranos convidaram os bixos para integrar a equipe e formaram o grupo Operadores do Bem. No último sábado, todos foram juntos para a segunda etapa da iniciativa: pintar a creche.
Fortalecendo a ideia de trote solidário, os veteranos desafiaram os bixos a buscar recursos para comprar tintas e dar cores às paredes do centro. A iniciativa foi bem aceita, e o que era um trote virou um projeto que pretende ajudar também outras instituições de caridade - os jovens estão arrecadando material escolar para uma escola na Vila Lídia. Quem quiser colaborar só precisa ir até a Fadisma (Rua Duque de Caxias, 2.319) e contribuir.
Vídeos registram o trabalho
Além disso, os Operadores do Bem também estão desenvolvendo o projeto "Santa Maria depois dos trilhos". Com o apoio da tecnologia e da internet, o grupo está realizando uma pequena série de vídeos mostrando a realidade que o grupo encontrou na comunidade do Km3, onde está localizada a Estação dos Ventos.
- A ideia do primeiro vídeo da série foi impactar as pessoas, mostrar que existe uma Santa Maria esquecida depois dos trilhos, e que poucos moradores da cidade conhecem - salienta Gasparino Corrêa, 20 anos, aluno do 6º semestre de Direito.
Nas próximas semanas, mais dois vídeos devem circular no YouTube. Um falando sobre como o projeto se iniciou e o outro que quer mostrar um pouco dos sorrisos das crianças, das brincadeiras e das demais ações. Para assistir ao primeiro vídeo, "Santa Maria depois dos trilhos 01", clique aqui.