O campeão da Copa do Mundo do cavalo crioulo é um animal da Região Central. RZ Revuelto Cristal da Carapuça (foto) ganhou o Freio de Ouro da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (FICCC), que foi disputado em Buenos Aires, na Argentina, para a festa dos donos do animal, Luiz Antero Peixoto, da Fazenda Tarumã, de Júlio de Castilhos, e Vitélio Rigão, da Estância da Conquista, de Lavras do Sul. Ambos moram em Santa Maria e são do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da cidade.
A prova da FICCC é considerada a Copa do Mundo da raça porque reúne os primeiros colocados nos Freios de Ouro dos últimos três anos no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. RZ Revuelto participou da competição porque havia sido duas vezes Freio de Bronze na Expointer, em Esteio, em 2011 e 2012. Ele já tinha sido Bocal de Ouro em Esteio, em 2011, e Bocal de Prata da FICC em Montevidéu. Montado por Daniel Teixeira, Revuelto levou a maior nota: 21,306.
_ Com esse título da FICC, agora em Buenos Aires, o Revuelto passa a ser o maior ganhador de Freios de Ouro em geral. Ao todo, 4 mil cavalos dos quatro países participam das classificatórias. E o Revuelto Cristal é o melhor de todos _ diz Peixoto.
De Santa Maria e região, saíram dois ônibus com parentes e amigos dos donos do cavalo, que foram a Buenos Aires para assistir à competição e acabaram festejando a conquista. Com o título, o cavalo fica ainda mais valorizado. Peixoto não fala em valores, mas diz que uma montaria, para reprodução, era vendida por R$ 5 mil.