A Câmara de Vereadores de Porto Alegre realiza hoje, às 19h, sessão solene em homenagem aos 80 anos da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), que serão completados no fim do ano. Na solenidade, a direção fará o lançamento da nova logomarca da entidade e anunciará os eventos que marcarão suas oito décadas de existência. O ato será seguido de uma homenagem aos sócios octogenários, às famílias dos ex-dirigentes e ao ex-presidente Ercy Torma.
Fundada em 19 de dezembro de 1935 e reunindo 114 jornalistas de veículos da Capital, a ARI conta hoje com cerca de 500 associados ativos. Primeiro presidente eleito da ARI, o escritor Erico Verissimo exaltou no discurso de posse os objetivos essenciais da organização: a liberdade de imprensa e de expressão e a melhoria das condições de vida dos jornalistas e de seus familiares. "Não fundamos esta associação para termos uma bandeira, um distintivo ou uma sede para a realização de festas. Os trabalhadores da imprensa se congregam para conseguir vantagens reais para a classe", afirmou Erico, à época redator-chefe da Revista do Globo.
- Essa missão continua até hoje, porque a ARI agrega empregados e empregadores, tendo como valores básicos a liberdade de expressão e o respeito ao direito - afirma o atual presidente, João Batista de Melo Filho.
Em 1940, cinco anos após a fundação, a associação participou pela primeira vez do Congresso Nacional de Jornalistas, representada pelo então presidente, Adail Borges Fortes da Silva. Em 1958, lançou o Prêmio ARI de Jornalismo, uma das mais tradicionais condecorações jornalísticas do Estado. De acordo com o atual presidente, a ARI posiciona-se como entidade "autônoma, laica e apartidária", que não se furta a atuar politicamente na defesa da sociedade:
- A ARI marcou sua atuação nos tempos de exceção como defensora da liberdade de se externar pensamentos. Tem sido assim em todos os momentos em que o estado democrático de direito se viu ameaçado.
Saiba mais
O que: sessão solene em homenagem aos 80 anos da Associação Riograndense de Imprensa. Na ocasião, a direção da entidade anunciará a programação oficial de aniversário, que deverá incluir debates e sessões de cinema, entre outros eventos comemorativos, até 19 de dezembro.
Quando: hoje, às 19h.
Onde: plenário Otávio Rocha, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255).