Para conscientizar usuários dispostos a ter relações sexuais sem camisinha, o Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira, perfis falsos nos aplicativos de relacionamento Tinder e Hornet.
A ação, que objetiva alertar quem busca sexo desprotegido, faz parte da campanha de prevenção do Ministério da Saúde contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Escolhidos por atingirem públicos de todas as orientações sexuais, os aplicativos terão até o Carnaval a presença de três perfis de homens e dois de mulheres dispostos a sexo "sem camisinha e sem frescura". A proposta é atrair outros usuários dos aplicativos. Quando eles interagem, o perfil se declara falso e alerta para a necessidade de fazer sexo seguro.
- Precisamos chegar ao público jovem, tanto o heterossexual quanto o homossexual, em uma linguagem direta, informativa e esclarecedora, que convoque os adolescentes e jovens a fazerem sexo com segurança- , disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ao participar da divulgação da campanha na quadra da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, no Rio.
O ministro destacou que a campanha faz parte de um conjunto de novas estratégias para combater o avanço da epidemia de aids. Desde 1º de dezembro, o ministério adotou uma política de também encarar como prevenção a execução de testes rápidos e o tratamento imediato assim que a presença do vírus é detectada.
- O tratamento também passa a ser prevenção - disse o ministro, ao explicar que quando um soropositivo é diagnosticado e tratado, a transmissão do vírus é interrompida no momento em que a carga viral fica indetectável no sangue.